Um dos grandes problemas em empresas do ramo alimentar é o desperdício de alimentos. No Brasil, de acordo com levantamento da World Resources Institute (WRI), anualmente 41 mil toneladas de alimentos são jogadas fora. Aliado a essa estatística, os restaurantes são responsáveis por 15% desse desperdício, chegando a 940 bilhões de dólares de prejuízo. Ademais, esses dados representam cerca de 8% das emissões globais de gases nocivos ao meio ambiente, ou seja, vai além do dano econômico.
Olhando por essa perspectiva e levando em consideração o nosso cenário atual, os empresários do mercado food service precisam se atentar a essa gestão de resíduos e buscar medidas que otimizem o processo de produção de forma a evitar futuros prejuízos a saúde financeira do estabelecimento.
Foi pensando nisso, que separamos neste artigo 4 dicas de como evitar o desperdício de alimentos em restaurantes, confira-as abaixo:
1) Identifique os gargalos
Sabe quando seu cliente não consome todo o prato e acaba deixando um excesso de restos de comida? Isso pode ser um sinal para que você fique atento a um possível gargalo no processo de produção da sua receita, ou seja, o fato de por exemplo, quando há muita fartura ou as porções serem desproporcionais, acaba ajudando ao acúmulo de desperdícios, mapear o processo seria uma forma de trazer um melhor aproveitamento desses ingredientes.
2) Padronize as receitas
A padronização se faz necessária pelo fato de ser possível o cálculo do custo dos ingredientes presentes, o que faz com que exista uma precificação assertiva dessa receita no menu, além disso, a qualidade oferecida sempre será a mesma, evitando assim, avaliações negativas do consumidor e principalmente, por não haver quantidades exageradas de insumos, a perda deles se torna menor.
3) Tenha um controle de estoque
Sabe-se que os restaurantes trabalham com produtos de baixas validades, somado a isso, um bom controle de estoque fará com que você identifique todo parâmetro de sua produção, como por exemplo: o vencimento, a falta ou quantidade reduzida de algum produto, também permite que você não faça compras desnecessárias que podem gerar perda financeira e mais desperdícios. Como forma de gerenciar seu estoque, é muito comum o uso de softwares que auxiliem nesse processo, uma boa planilha pode te ajudar nesse monitoramento.
4) Armazenagem adequada
A armazenagem correta garante a conservação dos ingredientes, fazendo com que eles tenham menor chance de ir para o lixo. Também, evita com que o alimento possa ser contaminado e que a saúde do consumidor seja comprometida, para isso, o local precisa está limpo, arejado e longe da exposição ao sol, o refrigerador ou freezer precisa ser higienizado periodicamente, entre outros métodos que estão contidos nas Boas Práticas de Fabricação (BPF), que se referem justamente à um conjunto de práticas que asseguram as condições higiênico-sanitárias essenciais para fabricação de alimentos, garantindo um ambiente seguro e adequado, sendo obrigatório pela legislação (ANVISA).
Agora você já sabe como evitar desperdícios de alimentos em seu estabelecimento e afastar esse problema de vez! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a PROJEQ, nós podemos te ajudar!
940 bilhões de dólares de prejuízo é muita coisa. Essas dicas são importanres demais para diminuir essas estatísticas.
Dicas valiosas demais! Vale a pena investir