Como Utilizar as Ferramentas da Qualidade para Impactar sua Empresa
- Projeq
- 14 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Você sabe o que significa gerir a qualidade das entregas de uma empresa? A gestão da qualidade se caracteriza como um conjunto de ações e estratégias adotadas pelas companhias com o foco na melhoria contínua de seus produtos e processos, em busca da satisfação dos seus clientes. Ela traz muitos benefícios para as empresas como a padronização e melhoria de seus processos, redução de custos, evita desperdícios e o retrabalho, aumenta a lucratividade e a satisfação dos clientes.
Mas, afinal, o que são ferramentas da qualidade?
São um conjunto de metodologias utilizadas para analisar e resolver problemas que influenciam nos resultados das empresas, a resolução ocorre de maneira assertiva. Sendo feita a aplicação correta das ferramentas da qualidade, é proporcionada uma melhor organização dos processos, melhoria contínua e foco nas necessidades dos clientes.
As 7 ferramentas básicas da qualidade
1. Fluxograma
São os gráficos que tem como finalidade representar o passo a passo para realizar uma atividade em um processo, identificando possíveis pontos de melhoria e melhorando a compreensão do processo e a padronização.
2. Folha de Verificação
São formulários desenvolvidos para coleta e análise de dados, registrando dados dos itens a serem verificados. Facilita a padronização da coleta, evita retrabalhos e otimiza tempo da equipe. É uma ferramenta utilizada para acompanhar os processos.
3. Cartas de Controle
Trata-se do gráfico que demonstra como um processo muda com o tempo. Compara os dados atuais com os limites históricos de controle, para concluir se a variação do processo é constante ou imprevisível, identificando falhas e variáveis. Tem como benefício a captação de informações relevantes para a melhoria do processo.
4. Histograma
É uma ferramenta que indica as características de um processo, permitindo uma visão geral da variação de um conjunto de dados. Mostra a intensidade de um problema específico e exibe os dados de forma visual.
5. Diagrama de Dispersão
São gráficos que permitem identificar causas e efeitos, e avaliar o relacionamento entre variáveis. O diagrama verifica se há uma relação entre as causas e qual sua intensidade.
6. Diagrama de Pareto
É um gráfico formado por barras, que é utilizado para facilitar a visualização e comparação de uma série de grupos de dados nas empresas. Identifica quais são os fatores mais significativos e indica os itens que devem ser priorizados.
7. Diagrama de Ishikawa
Identifica o que pode estar causando um problema (causa) e qual a sua consequência (efeito). As causas dos problemas são divididas em 6Ms (método, matéria-prima, mão de obra, máquina, medida e meio ambiente). Através da identificação dos problemas, é possível que sejam desenvolvidas ações para eliminá-los.
Outra ferramenta da qualidade – Ciclo PDCA
O ciclo PDCA auxilia na elaboração, execução, acompanhamento e melhoria de um projeto. É uma ferramenta cíclica, pois está sempre buscando o aprimoramento do processo e a diminuição de riscos.
É composta por quatro etapas:
Planejar (plan): define o que será feito e suas metas;
Executar (do): coloca o planejamento em prática;
Verificar (check): analisa os resultados obtidos;
Agir (act): avalia os resultados, identificando pontos de melhorias e ações que precisam ser corrigidos.
Você possui interesse em ferramentas de gestão? A PROJEQ é especialista nisso e pode te ajudar, entre em contato conosco e marque seu diagnóstico gratuito!
Comentarios