Nas últimas década, temos visto uma geração crescente de resíduos vindos de inúmeras fontes, os quais cresceram de forma mais rápida com que foi possível gerenciar. Assim, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, ou PGRS, apresenta uma solução para que possa ser possível um bom gerenciamento desse resíduo.
O PGRS, Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, é um documento técnico que determina a capacidade de um empreendimento de gerenciar os resíduos gerados, de forma ambientalmente adequada. Nele, irá conter descrição sobre as estratégias de controle nas etapas de segregação, armazenamento, coleta, transporte, tratamento, destinação ou disposição final dos resíduos, com intenção de evitar descartes ou destinação inadequada para o meio ambiente, trazendo consequências negativas em vários aspectos.
E porquê sua empresa deve adotar um?
Este documento é exigido pelo órgão ambiental municipal, estando de acordo com as exigências de cada município , logo, sua empresa estará em conformidade com a lei, evitando multas e sanções legais. Também pode identificar oportunidades de redução de custos de três maneiras principais, sendo, a redução de custos com a destinação dos resíduos, pois como um dos principais objetivos do PGRS é identificar possíveis pontos de geração excessiva de resíduos, orientando e propondo medidas que venham a diminuir e controlar essa geração, evitará que sejam destinados de forma inadequado, acarretando diretamente nos custos de destinação. Nos custos de processo, diagnosticando e criando indicadores de desempenho e desperdício de matéria prima durante os processos industriais e de pessoas e equipamentos, devido a determinar detalhes sobre os equipamentos de segregação, depósitos de armazenamento temporário e principalmente a quantidade de profissionais necessários para que seja realizada a gestão dos resíduos.
Consequentemente, vai influenciar, de forma direta, na redução de resíduos, reaproveitamento de materiais ou otimização de processos.
Trará uma imagem positiva da empresa, pela responsabilidade ambiental, refletindo o compromisso dela com com práticas sustentáveis e responsáveis em relação ao meio ambiente. Isso pode ser um diferencial competitivo, especialmente em um mercado onde a consciência ambiental e a responsabilidade social são valorizadas.Reduzirá, também, os riscos ambientais e de saúde causados pela má gestão destes, mantendo um ambiente de trabalho mais seguro. Por fim, Investir em um PGRS representa um compromisso com a sustentabilidade a longo prazo, criando uma base para a continuidade dos negócios em um mundo cada vez mais voltado para a preservação do meio ambiente.
Comments