Para todo empreendedor, calcular o custo de suas mercadorias com eficiência é um desafio que demanda um alto conhecimento sobre o seu produto, esse desafio também está bastante presente no setor de alimentos. Para manter um equilíbrio nos custos das receitas é necessário calcular com exatidão quanto irá ser gasto por produto e para que isso aconteça, é comum observarmos a utilização de Fichas técnicas.
Mas o que é ficha técnica?
Ficha técnica é um recurso por meio do qual o proprietário registra os alimentos e as quantidades que serão usadas para a fabricação de determinado prato, esse documento irá conter instruções com a determinação de qual ingrediente será usado, qual será sua proporção e como será preparada a receita. Sendo bastante utilizado no setor alimentício, desde restaurantes até as grandes indústrias de alimentos.
Sua funcionalidade se baseia em garantir o padrão de qualidade e o levantamento do custo unitário de cada receita do estabelecimento. Dessa forma, a ficha técnica pode ser separada em “Operacional” e “Gerencial”.
Ficha técnica operacional: É o documento que contém os processos de produção do alimento, contendo os ingredientes, as quantidades e as técnicas utilizadas no seu preparo, garantindo assim um padrão na produção.
Ficha técnica gerencial: Tem o objetivo de ajudar na gestão do negócio, onde irá informar os custos envolvidos na produção de cada receita, controlando de forma mais precisa a margem de lucro por cada prato.
Quem deve utilizar a ficha técnica?
A ficha técnica pode e deve ser utilizada pelo pequeno e grande empreendedor do ramo de alimentos. De acordo com a resolução da ANVISA RDC 360/03-REGULAMENTO TÉCNICO SOBRE ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS EMBALADOS torna obrigatória a rotulagem nutricional baseada nas regras estabelecidas com o objetivo principal de atuar em benefício do consumidor e ainda evitar obstáculos técnicos ao comércio.
O que não pode faltar na ficha técnica?
Como já sabemos o objetivo de uma ficha técnica e para que ela serve, podemos então analisar os itens indispensáveis nesse documento. É necessário ter em mente todas as características acerca do seu produto, seja um drink ou o prato principal, para a sua elaboração não podem faltar itens como;
Nome da receita
Categoria da receita (sobremesa, prato de entrada, prato principal
Rendimento por receita (Para quantas pessoas serve o prato)
Unidade de medida de cada item (quilo, mililitro, unidade)
Quantidade exata que será utilizada na receita (incluindo as perdas)
Custo unitário
Custo total da produção
Ingredientes
Foto do prato montado
Tempo médio de preparo
Benefícios do uso da ficha técnica
A ficha técnica tem o objetivo de manter o padrão de qualidade dos produtos, além de ser o primeiro passo para um bom gerenciamento do empreendimento, conseguindo assim verificar com maior precisão o custo efetivo do produto. E além desses pontos podemos observar as vantagens em ter ficha técnica em;
Ajudar na hora da precificação do produto;
Controlar os insumos usados;
Conseguir organizar uma rotina produtiva mais efetiva;
Como observamos, a ficha técnica é um instrumento muito eficiente e indispensável para uma boa administração do seu negócio, permitindo que o empreendedor obtenha um padrão na sua produção, além de ajudar na precificação do seu produto.
Você empreendedor já possui Ficha Técnica no seu negócio? Não? Então não perca mais tempo e entre já em contato com a PROJEQ! Nós podemos te ajudar a implementar esta ferramenta no seu negócio.
Marque já a sua reunião!